Furando a fila
O que é cidadania?
“Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.”
Bom pessoal então acima tem uma definição simples do que é cidadania. Fui aprender sobre a tal “cidadania”, na disciplina de geografia e vi que cidadania é uma coisa muito importante, se todos colocassem em prática sua cidadania o mundo seria muito melhor do que está hoje.
No meu colégio há venda de lanches, e todo dia sempre forma uma fila grande para comprar as fichas e para pegar o lanche, diariamente quase todos do colégio compram: lanche, balas, refrigerante, entre outras coisas. E sempre vem um e pede para você compra ou retirar o lanche, eu sempre recuso e falo:
- A fila começa lá atrás.
Muitos ficam bravos comigo, estou apenas exercendo minha cidadania. Na hora de pegar o lanche é interessante que os professores tem a preferência na hora de retirar o lanche, quando a fila está grande eles passam pelo lado e retiram seu lanche, então decidi analisar isso vendo se é apenas um professor ou todos eles que passam ao lado, nesse tempo de análise que foi mais ou menos umas duas semanas, percebi que apenas um professor não furou a fila.
Então quando um aluno vê a atitude do professor passar ao lado muitos decidem fazer igual, no momento da entrega quem está entregando o lanche não percebe quem está na fila ou não, então isso é uma coisa muito errada. Quando o professor explica sobre cidadania e depois vai lá e fura a fila podemos perceber aquele famoso ditado:
- Faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Aí fica fácil, se torna uma oposição, pois alguns alunos se espelham no professor, o que faz um aluno gostar de um professor é porque suas características são parecidas, e principalmente quando somos crianças, uma criança se espelha no tio, no irmão, no pai, na mãe em todo mundo, e quando ela vê seu pai fazendo isso na cabeça dela está certo se o meu pai faz porque que eu não posso fazer.
Espero que alguém da direção tenha acesso a isso e que resolva isso de alguma forma, há os que digam que o professor tem a autoridade, dentro da sala tudo bem, mas fora não somos todos iguais não é isso que consta na constituição? Que o Brasil é democracia, então não dá o direito de furar a fila.
Comentários
Postar um comentário
Fico feliz com seu feedback! Obrigado!