Aqui jaz um palmeirense

Em certos momentos em família e entre amigos, muitos se lembram de quando eu era pequeno e me perguntavam para qual time eu torcia, por influência do meu pai, eu dizia "Pacanofogo", que queria dizer Botafogo, mas me recordo que passei por alguns times até definir qual seria aquele que iria torcer, obviamente que todos passaram por um processo de influência.


Torci para Botafogo, Internacional, pois minha mãe é colorada e tenho alguns tios que também são, algum tempo depois me tornei torcedor do São Paulo, por influência de um tio também o qual me deu uma camiseta do clube, até que em um fatídico dia resolvi tacar fogo na camiseta, minha mãe não deixou e acabou dando para outra pessoa a camiseta e segui meu caminho torcendo pelo Palmeiras, por influência do meu irmão.

Me lembro perfeitamente do título do campeonato paulista de 2008, escutava os jogos por uma web rádio de sampa, aonde o locutor e os comentaristas eram todos palmeirenses, quando a partida era no antigo Palestra Itália, a transmissão era direto do campo, quando o jogo era na casa do visitante, o pessoal assistia pela televisão e fazia a narração, quando a o jogo era transmitido pela televisão aberta, assistia com a bandeira esticada, camiseta e calção, tinha até um lance de superstição, em alguns jogos não era interessante usar a camiseta, outros sim, até que um dia decidi comprar a primeira camiseta oficial, para ter o selo de campeão estampado, podia escolher o número e o nome, lembro-me muito bem que escolhi o número 9 e o nome Keirrison, era o atacante titular do clube, havia sido comprado do Coritiba, e assim que chegou a camiseta, ele foi vendido ao Barcelona da Espanha, que o emprestou para o Benfica de Portugal, o que me deixou obviamente com muita raiva, poderia ter colocado meu nome na camiseta, mas depois de tanto usar o nome acabou saindo e ficou só o número.

Com o passar do tempo toda essa paixão foi se acabando, porém tinha que me manter informado, pois quando ia visitar minha vó ela sempre me pedia quanto tinha dado o jogo, qual a posição do Palmeiras na tabela, se o jogo ia ser transmitido na televisão ou não, eu sou o informante oficial, inclusive me lembro da decisão da copa do brasil em 2012 que a vó organizou uma galinhada para assistir a transmissão do jogo.

Até hoje não tive coragem para falar pra vó que não estou acompanhando o clube, até porque me lembro que tive culpa no processo da vó ser palmeirense, eu e meu irmão na verdade, e quase todo ano recebo um chinelo, toalha ou algum mimo de aniversário relacionado ao Palmeiras.

Porém esse texto como o título faz uma introdução, não é para esclarecer meu amor pelo clube, mas sim pelo meu "desligamento" como torcedor. 

No campeonato brasileiro de 2018 que o Palmeiras foi campeão, não acompanhei um jogo sequer do campeonato, seguir os jogos, demandava muito tempo e conforme foram surgindo outras coisas em minha vida, comecei a tirar o tempo do futebol para me dedicar aos estudos entre outras atividades, durante esse processo não senti falta e acabei eliminando isso da minha vida, atualmente se tem jogo da seleção eu até assisto, mas caso não tenha outra coisa para fazer, senti que foi algo que não era tão importante assim.

Durante as comemorações do brasileirão de 2018, me recordo de ver o Bolsonaro dentro de campo comemorando o título, isso foi um forte indício para abandonar de vez o Palmeiras, sendo que a Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians emitiu uma nota aonde aqueles que apoiassem o então presidente estariam sendo expulsos da torcida.



Porém a gota d'água foi uma reportagem que assisti neste domingo, 08 de dezembro de 2019, durante o programa Esporte Espetacular que vai ao ar nas manhãs de domingo pela Globo, iniciou mostrando dois irmãos palmeirenses que foram até um jogo do brasileirão no Allianz Parque e por estarem com uma camiseta de cor cinza, foram expulsos por torcedores do clube dizendo que ele era um torcedor do Flamengo infiltrado e no mesmo jogo teve um cara que ficou lendo um livro em forma de protesto durante o primeiro tempo e também foi expulso pela torcida.

Cenas lamentáveis, o futebol é muito mais do que isso, já vi muitas reportagens mostrando atitudes de jogadores que visitaram pessoas em hospitais com aquela mensagem de que não era apenas futebol, muitas campanhas feitas por clubes que também demonstravam que podia usar deste espaço para multiplicar o bem, mas infelizmente a torcida do Palmeiras não está caminhando no mesmo sentido, obviamente que não traduz o sentimento de todos os torcedores do clube, mas de uma grande parte, já que a paixão pelo Palmeiras não estava lá aquelas coisas, o que mudará a partir de agora é que naquelas conversas em churrasco quando perguntarem para que time eu torço, responderei que o futebol não é algo que acompanho com frequência e não possuo nenhum time em especial, admiro muitos clubes, mas consigo viver muito bem sem ter um que defenderei.

Endereço das imagens:
Imagem 02

Comentários

Posts mais visitados