Valores

Lembro-me de alguns anos atrás que todo texto eu iniciava com a seguinte frase: "Estava tomando chimarrão na casa da minha vó". Devo confessar que não era por mal, mas sempre tiro proveito de conversas. Pode-se perceber isso pelos meus textos, geralmente as ideias surgem depois de alguma conversa.

Esses tempos não tinha chimarrão, mas tinha sorvete de chocolate branco para ajudar na conversa. Fui até a casa de um amigo meu para ver como ele estava. A visita era para durar uns dez minutos mas, acabou levando uma hora.

Geralmente meus cálculos para visita nunca dá certo, sempre acabo puxando mais assunto ou às vezes é o assunto que me puxa mesmo. Neste dia ensolarado, regado de uma boa conversa e um sorvete delicioso, estávamos conversando sobre nossas vidas e eu havia comentado sobre uma experiência que tive em um encontro de grupo de jovens. Novamente foi uma dinâmica que me fez refletir bastante.

Na dinâmica em questão, tive que escrever três características, defeitos e valores. Na hora não sabia o que significava valor, aí fiquei sabendo que era diferente de uma característica, pois não nascemos com um valor mas, aprendemos com o tempo e com alguém.

No momento da revelação daquilo que escrevemos, fiquei surpreso em ver que herdei muita coisa boa de minha família, parece que consegui pegar um pouquinho de cada um que vive ao meu redor e, o mais louco de tudo isso, é que hoje muitos acham que os meus valores são minhas características.

E, naquela conversa do dia ensolarado com sorvete, meu amigo falou que as pessoas associam meus valores com minhas características, pois muitos de meus amigos não acompanharam todo o meu processo de amadurecimento de fé e também ideológica. Por um certo momento me senti mal por isso mas, depois parei para pensar e fiquei contente comigo, pois de uma forma inconsciente consegui melhorar a pessoa que sou.

Lendo o livro "Jesus o maior psicólogo que já existiu", me deparei com a seguinte frase: "Precisamos de outra pessoa que nos revele coisas a nosso respeito que não conseguimos ver", ou seja, não seja tolo de querer achar que você pode melhorar sem ajuda de ninguém, pedir ajuda não significa sinal de fraqueza mas, sim sinal de que você está disposto a ser melhor.

E para tentar resumir tudo isso que falei acima, em um dia muito inspirado escrevi este parágrafo: "Ouvi uma vez que nossas vidas dependem das nossas escolhas, não posso discordar disso. Mas com o tempo percebi que certas escolhas que tomamos não dependem apenas de nós e sim daqueles que estão ao seu redor, deve ser por isso que Deus com sua inteligência inventou a família e os amigos."

Revisão: Tamirys Taborda
Foto: Kelly Maria Freisleben

Comentários

Posts mais visitados