A PJ salva almas?

No longínquo ano (pré-pandêmico) de 2019, eu, de certa forma, “reatava” minha relação com a Pastoral da Juventude, usando essa expressão pode parecer que em algum momento possa ter abandonado, mas na realidade a PJ é um ciclo, que tem um início, meio e um fim. Vivendo esse processo a gente acaba criando uma relação de carinho, as vezes é necessário se afastar e deixar novas pessoas conhecer e amar a PJ. Como uma lavoura, que após a colheita é necessário revirar a terra, aduba-la, prepará-la para a próxima safra.

Essa lembrança que transformo em um texto, se originou em uma postagem no facebook. Lembro-me bem de estar rolando o feed e ver uma postagem que contava com um bom número de comentários, a imagem dizia:

“Ei! A PJ tá te incomodando? Isso é sinal que estamos no caminho certo.”

A sequência de comentários foram interessantes, alguns duvidavam da fé da PJ, outros ficavam em dúvida se aquilo que a PJ defende era realmente correto, coitados, mal eles sabem que a PJ acima de tudo é cristocêntrica, nosso caminho é trilhado por aquele que o Jovem Nazareno nos ensinou em sua passagem pela terra, adotando nossa forma e consequentemente nossas fraquezas.

Por esse ideal tão bem definido que é o Reino de Deus, muitas vezes denunciamos algumas coisas, defendemos outras, existe um parâmetro muito bem definido, e isso é bem legal, fazemos críticas a igreja quando necessário, mas não toleramos que falem asneiras, e o ponto alto dessa reflexão foi um questionamento lançado por uma jovem, que participa de um movimento da igreja católica, perguntando se a PJ salvava almas, ou apenas vivia na heresia.

Hoje durante a celebração da palavra que conduzia na minha comunidade de fé, proclamei o evangelho de João 3, 14-21, onde Jesus dizia a Nicodemos:

“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

Ora, a salvação quem já fez foi Jesus, ninguém mais possui esse poder a não ser Cristo, neste mesmo evangelho na sequência Ele nos fala como seguir no caminho da salvação, que na realidade basta crer nele, para não ser condenado, quem não crê já estará condenado.

Diante de tudo isso acredito que a PJ realmente não salva almas, pois não é necessário e somente Jesus pode fazer isso. O que nos cabe é caminhar na estrada de Jesus, seguir na direção da salvação, como dizia aquela bonita canção Alma Missionária:

“E assim, eu partirei cantando, por terras anunciando Tua beleza, Senhor. Te dou meus passos sem cansaço, tua história em meus lábios e força na oração” *Este texto faz parte da série PJteando, para mais textos como esse clique aqui!

Comentários

Posts mais visitados