Zilda Arns


Como sempre estava tomando chimarrão na casa da vó, e na TV estava passando a noticia que Zilda Arns morreu no triste episódio que aconteceu no Haiti, um terremoto que atingiu 7,1 na Escala Richter. Eu não a conhecia mas o telejornal ficou um tempão falando sobre ela.

Curriculo de Zilda Arns, Entre os prêmios internacionais, Zilda foi declarada em 2002 Heroína da Saúde Pública das Américas, título concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Também recebeu em 2000 a medalha Simón Bolívar, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social, o prêmio Social da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, em 2005, entre outros.

No Brasil, recebeu em 2003 do governo mineiro a medalha da Inconfidência e o prêmio principal do evento As Mulheres Mais Influentes do Brasil, promovido pela revista Forbes em 2005. Também foi premiada com o diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, do Senado Federal, em 2005 e recebeu, no mesmo ano, o diploma e a medalha O Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello concedido pelo Parlamento Mundial de Segurança e Paz.

Em 2008, Zilda deixou a coordenação da entidade para fundar a Pastoral da Pessoa Idosa. Os primeiros trabalhos da Pastoral da Criança começaram em 1983 em Florestópolis, no Paraná. A principal bandeira era o combate à mortalidade infantil.

Hoje a Pastoral da Criança conta com cerca de 260 mil voluntários. São pessoas que atuam em suas próprias comunidades e acompanham as famílias. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 1,8 milhão de crianças de até 6 anos são beneficiadas pelas ações, além de 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres em mais de 4 mil municípios.

E sem contar a ajuda que ela fez para outros países. Fico feliz em saber que temos pessoas que lutam pelo bem da humanidade. Se existissem mais pessoas como ela o mundo seria bem melhor. Quero deixar meu sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares e de pesar por perdemos uma pessoa tão especial.

Comentários

Posts mais visitados